EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish
| +55 12 3865-3275 | +55 12 97404-6877

Protocolo de Reabertura Gradual


A Casa Bacarirá está fechada sem receber hóspedes oficialmente desde o dia 16 de março, quando foi decretado o estado de calamidade pública no país. Dia 23 de março foi decretado pela prefeitura de São Sebastião o fechamento de hotéis e meios de hospedagem da região, uma medida para evitar o avanço do contágio na região, que nós acatamos com responsabilidade. Os colaboradores da Casa Bacarirá cumpriram a quarentena em casa e a família Bacarirá se manteve rígida em relação aos cuidados de prevenção ao contágio. O fundador da Casa Bacarirá é grupo de risco por ser idoso com problemas respiratórios, portanto tomamos todos os cuidados possíveis.

Sr. Frederico no riacho Bacarirá

A retomada gradual do turismo do munícipio, prevista para o dia 15 de junho, só foi possível graças ao trabalho de conscientização promovido pela Associação de Pousadas e Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias (APHMBR), aliado aos rígidos protocolos municipais que permitiram a reabertura consciente e responsável. As atividades turísticas do destino seguiram rigorosamente as recomendações de paralisação desde o dia 19 de março, e a cidade, inclusive, liderou o ranking do Estado entre os municípios que mais respeitaram a quarentena por diversas semanas.

Esses são alguns dos fatores que nos deixaram confiantes em fazer uma reabertura gradual da Casa Bacarirá.

Protocolo de Segurança

A Casa Bacarirá é uma hospedagem ecológica e holística localizada no coração da mata atlântica, em uma área de mais de 20hectares, praticamente sem vizinhos nem pontos de aglomeração próximos. A casa conta com uma construção de quase mil metros quadrados, nossos quartos são naturalmente amplos e arejados,  e vamos receber com nossa capacidade reduzida a 35% da ocupação, ou seja, número máximo de hóspedes no sítio será de 12 pessoas. O protocolo de segurança do município autorizou até 50%, mas nessa primeira fase (em teste)  vamos nos ater a esse número para maior segurança e espaço aos nossos hóspedes. Portanto a sensação será de maior exclusividade ainda. Estamos com nossa equipe de colaboradores bem reduzida.

Vista do nosso teto, “mergulhados” na floresta

Essas são algumas mudanças:

  • Check-in: Já tínhamos um check-in diferenciado, menos burocratizado, mas sempre muito carinhoso  com abraços. Infelizmente vamos ter de nos adaptar à um acolhimento sem toques físicos nem aproximação. Portar máscara ao entrar na casa e imediatamente proceder à higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel
  • Check-out: Os quartos só serão ocupados novamente após 48h da partida do último hóspede para uma melhor higienização.
  • Limpeza dos quartos: acontecerá de  3  em 3  dias somente em caso de necessidade, a fim de evitar que a camareira se exponha.
  • Produtos de higienização: Álcool em gel e papel toalha estarão à disposição nos lavabos e nas áreas de uso comum
  • Quartos compartilhados: máximo de 3 pessoas, sendo que as pessoas devem estar viajando juntas (amigos, familiares). 
  • Uso de máscaras: será obrigatório nas áreas de convivência e ao cruzar com outros hóspedes e colaboradores da Casa Bacarirá. Nas áreas de caminhada e trilhas não é obrigatório o uso de máscara caso esteja sozinho ou acompanhado da pessoa que veio com você, no entanto ao cruzar com alguém, é de bom senso colocar a máscara
  • Refeições: as refeições serão realizadas no refeitório, em mesas separadas e espaçadas  a pelo menos 2m de cada mesa. Não será permitido trazer alimentos de fora para a nossa cozinha, que não estará disponível para entrada e uso  dos hóspedes. Caso queira trazer algum alimento, consulte antes a possibilidade. Não temos frigobar nos quartos.
  • Itens de uso pessoal: É aconselhável ao hóspede que traga sua própria garrafinha de água, seus pertences de higiene pessoal e se possível sua própria roupa de cama e toalhas. É aconselhável, mas não obrigatório.
  • Yoga: As práticas de yoga acontecerão com máximo de 3 participantes quando na sala interna ou até 6 pessoas caso aconteça no exterior. Obrigatório trazer seu próprio tapetinho de yoga.
  • Banho de Floresta: A vivência de Banho de Floresta com argiloterapia pode ser feita com até 6 pessoas
  • Espaços de uso comum: A sala de TV foi temporariamente convertida em espaço de práticas,meditação e leitura. Somente 3 pessoas por vez. Temos biblioteca e instrumentos musicais à disposição. Ao manuseá-los limpar com álcool em gel antes e depois do uso.
  • Piscina: a área da piscina somente poderá ser utilizada por 3 pessoas por vez.
  • Internet: Aumentamos nossa capacidade de acesso da rede Wi-Fi, então nossa sugestão é que cada um traga seu próprio laptot, tablet etc para assistir individualmente. Disponibilizaremos nosso acesso de Netflix para quem pedir. Você também pode aproveitar para fazer um detox digital e de notícias, ou aproveitar para fazer home-office.
  • Pets: temos gatinhos e cachorros no sítio. É de bom senso lavar as mãos com água e sabão antes e após acariciar um de nossos pets. E pode ter certeza de que eles também estão carentes de atenção dos hóspedes. Os pets não pegam Covid, mas vamos nos prevenir para que não sejam fonte de contágio. Caso queira trazer seu cãozinho, saiba que é possível mediante algumas regras, nos pergunte  como ao fazer sua reserva.
Suíte Rosa – Individual ou Casal
Mari Nanda: nossa professora de yoga